11/18/2007

COMENTÁRIO DO BLOG RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

O relato de experiência que mais despertou minha atenção foi:

Alfabetização e Informática

http://http://quemfaz.blogspot.com/2005_03_01_archive.html

O projeto foi realizado pela Professora Célia Reichert Engelmann na Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler, localizada no Município de Jaraguá do sul / SC, sendo este realizado com uma turma de alfabetização.
A escola possui um Ambiente de Tecnologia Educacional (ATE) que é um ambiente composto de biblioteca, videoteca, televisão, vídeo e dez microcomputadores conectados à Internet.
Segundo a professora havia uma necessidade de oferecer aos alunos o acesso aos mesmos, pois o papel do professor é de propiciar aos alunos vivências e o desenvolvimento de habilidades, tais como: a busca e troca de informações; o interesse na construção e reconstrução do conhecimento; a interação e cooperação em grupo, ou seja, a preparação dos alunos para enfrentar as exigências sociais.
O recurso da informática é uma alternativa para o processo de alfabetização, pois desperta a curiosidade possibilitando a continuidade na pesquisa e estimulando a criatividade, facilitando a organização estética na criação e recriação da produção escrita.
A Professora Célia para garantir o sucesso do projeto traçou as seguintes metas como objetivo de trabalho:
� Buscar fundamentos teóricos para orientar a prática;
� Apresentar os periféricos que compõe o computador;
� Identificar os programas do Megalogo, Paint e Word;
� Digitar músicas que se sabe de cor, para o reconhecimento do teclado e mouse;
� Utilizar o computador como recurso no processo de alfabetização;
� Realizar leituras de histórias de diversos gêneros fazendo uso de diversos recursos;
� Construir histórias em grupos utilizando o Editor de Texto;
� Revisar e reconstruir as histórias construídas;
� Desenhar utilizando o Paint;
� Organizar uma manhã de socialização com pais, para apresentação dos trabalhos.
A professora mostra os argumentos que facilitam a clareza das suas intenções quando diz que “no processo de alfabetização, muitas vezes torna-se cansativa para o aluno a produção escrita, sendo que esta produção pode tornar-se mais atrativa com o uso do computador que possibilitará que o aluno não se preocupe com o tratado das letras, dedicando-se ao conteúdo dos textos. A escola tem o compromisso de oferecer aos alunos a escrita em seus diversos usos, entendendo que a alfabetização não é apenas ler e escrever, mas aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto”.
Como professora também vivencio essa prática em minha escola com meus alunos, que têm acesso ao ambiente informatizado uma vez por semana.
Percebo claramente o processo de alfabetização através das atividades realizadas por eles no computador, principalmente seus avanços, dificuldades e os níveis de alfabetização em que cada um se encontra.

MÚSICA E LUDICIDADE

Realizei com meus alunos um trabalho onde envolvia uma pesquisa sobre as cantigas e brincadeiras que os avós brincavam na infãncia.
Os avós precisaram ensinar os netos a cantar e brincar com as brincadeiras da época passada.
Depois fizemos um grande círculo e cada aluno mostrou o que aprendeu com seus avós.
As brincadeiras envolvendo bonecas e jogo de futebol foram as mais destacadas, as músicas infantis foram as cantigas "Atirei o pau no gato", "Terezinha de Jesus", etc.

MÚSICA NA MINHA CIDADE


A interdisciplina de Música me proporcionou pesquisar sobre a música na minha cidade, antes de realizar o trabalho não sabia que em Alvorada, município onde moro e trabalho houvesse grupos musicais de Rap e Funck e também bandas próprias da cidade. Sabia apenas da existência das bandas das escolas São Marcos, Castro Alvez e Senador Salgado Filho.
Conheci algumas bandas de funck, pop rock e rap. Também temos a cantora Carine que a pouco tempo ficou conhecida por participar do prgrama Ídolos no SBT.
Optei em realizar o trabalho sobre a Banda Marcial São marcos que atualmente é bem conhecida em todo o estado. Quando estudei na escola a Banda estava apenas em seu início, foi muito bom ter descoberto o quanto a mesma evoluiu, pude conferir os troféus que já conquistaram em todos esses anos. Também foi ampliada, possiu duas categorias: Sênior e Júnior com mais de setenta participantes.

11/04/2007

HORA DE FAZER NOSSA HISTÓRIA VIRAR TEATRO.


Após a construção da história e da galeria de desenhos precisavamos encenar nossa história.

Dividi a turma em quatro grupos, daí então foi lançado o desafio: "Dramatizar a história coletiva da maneira que desejassem".

Fizemos a construção do cenário bem simples, porém envolveu a participação de todos os alunos. O palco foi o fundo da sala de aula.

Nesta atividade precisei intervir, alguns alunos se alteraram com a escolha dos personagens que cada um representaria.

Esta proposta fez com que houvesse comprometimento de todos, tinha uma representação para cada um, os alunos mais tímidos monstraram-se mais desinibidos, foi ótimo todos participaram.

A platéia prestava atenção atentamente a cada detalhe do teatro.

Esta proposta de trabalho mostrou o quanto podemos criar com nossos alunos. Teatro não é apenas peças "prontas" onde cada um tem que decorar seu papel e depois apresenta-lo.

Não é apenas fazer um "teatrinho" para apresentar nas datas comemorativas. Podemos trabalhar com a improvisação, com a expressão corporal e proporcionar aos alunos a criatividade e a imaginação.

HISTÓRIA COLETIVA DA TURMA 13

O menino e o porquinho.

Era uma vez um menino que protegia a natureza.

Daí um dia passou um caçador e pisando em todas as flores que encontrava pelo caminho.

O caçador queria matar um porquinho na floresta e o menino não deixou.

O porquinho se perdeu e acabou indo parar na floresta.

O menino ficou feliz quando encontrou o porquinho que estava perdido na floresta.

O porquinho fugiu do menino e encontrou a sua mãe Dona Porca no caminho.

Ele ficou muito feliz e deu um abraço na sua mãe, bem na hora encontraram o caçador e precisaram correr dele.

O menino viu o caçador perseguindo os porcos e precisou enfrentá-lo. O caçador desistiu de matar o porquinho e sua mãe e voltou para sua cidade.

E assim todos ficaram felizes para sempre.


HISTÓRIA COLETIVA

Como precisava realizar a atividade da interdisciplina de Teatro aproveitei a sugestão da atividade História Coletiva da interdisciplina Seminário Integrador.
Sugeri aos meus alunos a construção de uma história onde todos precisavam participar, cada um foi falando uma parte e eu apenas anotando no quadro, depois de pronta foi o momento de escolher o título. Alguns alunos deram sugestões, fizemos votação e escolhemos finalmente o nome da história.
Esta experiência foi muito válida, antes nunca havia realizado esta proposta de trabalho, sempre trabalhei com alunos pequenos e nunca imaginei que isto fosse possível.
Em geral a turma me surpreendeu com a proposta, todos os alunos participaram ativamente da construção da história, havendo respeito e entendimento entre todos.
Logo após foi o momento de integrar a história coletiva a arte.
Foi o momento dos alunos colocarem a sua imaginação no papel. Cada aluno desenhou a história do seu jeito e também como no PEAD na interdisciplina de Artes Visuais construimos uma galeria com os desenhos da turma em um cantinho da sala de aula.
Os alunos adoraram construir a galeria e depois cada um pode observar os trabalhos dos demais colegas.