12/09/2007

Música MPB para crianças

Antes nunca tinha parado para pensar, em compassos e ritmos presentes nas músicas.
Durante a aula presencial a professora Cristina nos propiciou refletir sobre os passos, compassos e até sobre as notas musicais.
Sempre ouvi músicas, mas nunca havia pensado nesta questão.
Depois foi a vez de por em prática com os meus alunos o que aprendi na aula presencial.
Primeiro conversei sobre as músicas preferidas de cada um, logo em seguida deram a sugestão da música “Fico assim sem você” da cantora Adriana Calcanhoto.
Inicialmente cantamos a música apenas acompanhada por palmas, logo após a escutamos.
Então logo lancei o desafio de marcarmos a música através de passos em quatro tempos. Os alunos compreenderam os passos, então fizemos os mesmos acompanhados do som da música.
Nessa proposta pude observar que os meninos demonstram maior facilidade, talvez sensibilidade com o ritmo da música e as meninas com a expressão corporal, nesse caso com os passos.

"Contação" de Histórias Infantis.

A interdisciplina de Literatura nos proporcionou a experiência e importância de contar de forma correta uma história. Nos levou a refletir sobre a maneira lúdica e envolvente que há em contar histórias para as crianças.
Como professora sempre gostei de contar histórias para os meus alunos da maneira mais lúdica e atrativa possível e a interdisciplina veio de encontro ao trabalho que já realiza anteriormente.
Ouvir uma história encenada se torna muito atrativa e propicia aos alunos viajarem em um mundo de imaginações.
Apenas ouvir alguém contar uma história torna-se algo cansativo e faz com que muitas vezes a história perca seu real sentido. As crianças também se dispersam e conversam no momento em que a história está sendo contada.
O trabalho proposto pela professora Suyan sobre a apresentação de uma história infantil foi ótimo, envolveu todo o grupo de alunos, houve uma preocupação em contar a história da maneira mais lúdica possível, envolveu a construção de cenários, de personagens, máscaras, fantoches e roupas.
Todas as apresentações estavam ótimas apesar de serem muitos grupos, não se tornou cansativo, pois cada grupo soltou a imaginação e representou sua história da melhor forma possível.

12/02/2007

VISITA A 6ª BIENAL DO MERCOSUL



Foi ótima a visita a 6ª Bienal do Mercosul, pois nunca havia visitado antes, por falta de oportunidade. Com a realização do projeto de Artes Visuais pude entender melhor a exposição, durante a visitação os monitores comentavam sobre as obras de cada artista, contando assim um pouco da história de cada uma e também a biografia dos mesmos.
Através de uma obra podemos ter várias visões, cada pessoa consegue enxergar de uma maneira diferente uma da outra.
Cada obra é rica em detalhes, cores, materiais utilizados para construí-las e transmite várias mensagens. Durante a visitação tivemos a oportunidade em conhecer as obras de alguns artistas.
No Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) estavam abrigadas às mostras monográficas dos artistas Francisco Matto e Öyvind Fahlström, já no Santander Cultural estava a exposição monográfica do artista Jorge Macchi.

POR QUE VOCÊ OUVE TANTA PORCARIA?

Aproveitando o trabalho com a marcação dos “passos” da música MPB das crianças fiz uma pesquisa sobre as preferências musicais dos alunos.
De acordo com a pesquisa realmente pude observar, como a mídia influencia às preferências.
Todas as porcarias que a mídia lança torna-se modismo, porém tudo isso acaba se tornando passageiro.
Temos como exemplo algumas músicas que fizeram sucesso a momentos atrás e que atualmente ninguém mais lembra, foram apenas as sensações daquele momento.
Muitas vezes as pessoas acham os lançamentos musicais o máximo, mas nem se dão conta da mensagem que a música transmite, inclusive gostam pois ouvem toda hora nas rádios.