6/21/2008

Minhas imagens de Matemática do 4º Semestre.

O desafio das sombras.

Realizei com meus alunos o desafio de criar imagens a partir das sombras com formas geométricas.
Os alunos ficaram enlouquecidos, cada grupo (trio) queria fazer uma sombra melhor do que a outra.
A segunda parte do trabalho era criar um conceito sobre: O que é a sombra?
Todos participaram, cada um falou o seu entendimento sobre o assunto.
Conseguiram formar o seguinte conceito:
O que é a sombra?
“A sombra é feita quando o sol ou uma outra luz bate em alguma coisa e isso reproduz uma imagem.”

Organizando os brinquedos da sala de aula.

Para trabalhar a organização do espaço, peço sempre aos alunos que após brincarem com os brinquedos na “Hora do Brinquedo”, organizem os mesmos nas estantes e nos baús.
Todos participam da organização dos brinquedos, eles conseguem organizar por brinquedos, já na estante grande ficam os jogos, cada um na sua caixa, os carrinhos em ordem, sendo os maiores atrás e os menores na frente.
Nos baús ficam os brinquedos do tipo instrumentos musicais e na estante pequena fica guardado as bonecas.
Eles têm uma facilidade imensa de organizar, todos que chegam na sala perguntam: “Quem é que organiza os brinquedos?”.
Muitas dessas pessoas ficam admiradas quando falo que são os próprios alunos que organizam.

Coelho Sai da Toca.

Essa brincadeira simples e antiga propicia aos alunos trabalharem com as relações espaciais, aquelas que chamamos de relações topológicas, isto é, não se tem relação de distâncias, retas e ângulos, apenas relações de vizinhança, de ordem espacial, de dentro para fora.

Reciclagem do lixo.

Coloquei o meu projeto de ciências sobre a reciclagem do lixo em prática com meus alunos.
A atividade despertou a conscientização dos alunos sobre como se deve separar o lixo de forma correta.
A escola vem todos os anos trabalhando com a reciclagem do lixo desde os primeiros anos até a quarta série.
Os alunos se tornaram o fiscal da sala e da escola, quem colocar lixo no lugar errado, é chamado a sua atenção para separar de forma correta seu lixo.
Durante o lanche todos estão tendo o cuidado de lavar seu pote de iogurte, latinha de refrigerante e outras embalagens, colocando limpas no lixo seco, bem como despejar toda a sobra do salgadinho, da bolacha ou outro alimento no lixo orgânico.
Muitos pais estão vindo até a escola comentar que em casa as crianças também querem ter duas lixeiras para poderem separar o lixo.

Linhas do Tempo.

Realizei com os meus alunos uma linha do tempo, cada um trouxe algumas fotografias desde o nascimento até os dias de hoje para realizarmos o trabalho.
As crianças gostaram muito de ver como eram os seus colegas quando nasceram e com estão diferentes agora, eles conseguiram observar claramente o processo de desenvolvimento de cada um.

Matemática: Teoria x Prática.

Todas as atividades que estamos realizando no PEAD, estou conseguindo praticar em sala de aula com os meus alunos, desde aquelas mais simples como trabalhar com classificação e seriação até as mais difíceis envolvendo frações.
Procuro sempre lançar novos desafios de uma lúdica envolvendo questões de matemática.
A mais desafiadora foi trabalhar com frações, sendo que atuo em duas turmas de 1º Ano do ensino fundamental, realizei o trabalho de uma forma bem prática sem falar que estávamos trabalhando com frações. Desenhei vários círculos em forma de pizza, sendo que cada um tinha um número de pedaços diferente dos demais.Os alunos adoraram o novo quebra-cabeça de pizza, que deveriam dividir com seus colegas do grupo. Após fizemos um relatório sobre quantas pizzas tinham, quantos pedaços cada um tinha, quantos elementos precisou ter o grupo para que cada um ganhasse um pedaço de pizza.

Perguntas dos alunos que surgem durante a aula.

Todas as perguntas que surgem durante a aula feita pelos alunos, são interessantes, pois nos mostram o quanto são curiosos, sendo essas algumas pistas para sabermos o que eles gostariam de realmente aprender.
As crianças têm medo de errar, vergonha de expor seus sentimentos. Já com os adultos tudo é diferente, preferem ouvir e calar-se diante de expor seus sentimentos.
Tenho isso bem presente no meu cotidiano escolar, sempre quando temos conselho de classe da turma todos os pais e alunos participam, porém notoriamente as crianças falam, dizem o que está bom, o que precisa ser melhorado, já quando fizemos as mesmas perguntas aos pais eles se calam e com isso, fica um ambiente silencioso onde ninguém fala nada.
Instigamos muito eles, para apenas um outro responder...está tudo bem...e mais nada é dito.

Comentário sobre o filme Balance.

Esse filme me levou a uma reflexão sobre o quanto o ser humano é egoísta, pensa somente em si, principalmente quando se vê diante de uma situação ou algo novo. Esquece que existe o próximo, não importando as conseqüências que suas atitudes irão causar ao outro.
Também nos leva a pensar como nós humanos somos capazes de destruir nosso planeta, sem ao menos pensar que essas atitudes impensadas causam irreversíveis danos ao nosso meio ambiente.

Trabalhando com interpretação de desenhos.

Trabalhando com interpretação de desenhos.

Realizei com meus alunos a mesma atividade proposta sobre a interpretação de desenhos que fizemos no início do semestre.Com os alunos pude observar também as várias formas de interpretação que temos sobre um mesmo assunto ou desenho, tudo isso devido as nossas vivências e a bagagem cultural que carregamos desde a nascença.