10/28/2009

Trabalhando com Projetos de Aprendizagem

Trabalhando com Projetos de Aprendizagem
Existem diversos aspectos positivos e desafiadores do trabalho por projetos, já que os mesmos possibilitam que a aprendizagem seja significativa ao aluno, partindo de seus interesses, levando em conta seus conhecimentos prévios e hipóteses de acordo com a realidade de cada um.
A valorização dos conhecimentos que os alunos trazem para dentro da sala de aula, serve de base para estabelecer novas aprendizagens e relações. Essa busca de novas informações favorece a autonomia dos alunos.
A função do professor é de mediador, problematizando os projetos com novos desafios, deixando de ser o único um transmissor de conhecimentos.
Ele procura orientar o grupo para que este na perca de vista seu tema gerador.

Plano de Aula

Plano de Aula
Na Interdisciplina de Linguagem estamos com a proposta de planejamento, como estamos trabalhando com a questão da diversidade cultural em nossa escola, decidi fazer meu planejamento sobre esse tema.
Tendo como objetivos:
- Sensibilizar para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais;
- Fortalecer a convivência com as diferenças respeitando as diversidades culturais.
· Tendo em vista a questão da diversidade, acredito que trabalhar com o lúdico facilita a compreensão da criança, desenvolvendo o respeito e a valorização das diferenças raciais e culturais. Possibilitando aos alunos que viagem na imaginação fazendo parte da história.
Fiz um roteiro das atividades que vou aplicar em uma turma de 2ºano do Ensino Fundamental.
1) Leitura: Livro de história “Menina Bonita do Laço de Fita” da autora Ana Maria Machado.
A história será narrada através de fantoches.

2) Produção textual: Texto de produção coletiva através de cartazes.
Os alunos irão fazer uma releitura da história com desenhos de sua própria autoria.

3) Jogo: Bingo de palavras.
As palavras do jogo fazem parte da história.

4) Sistematização: Atividades envolvendo as letras que faltam nas palavras.
Atividades envolvendo a hipótese de escrita dos alunos.
Esse é planejamento inicial, a cada acontecimento farei meus registros aqui no blog.

10/15/2009

Situação Desafiadora



O trabalho que realizamos na Interdisciplina de Libras foi muito interessante e ao mesmo tempo desafiadora.
A atividade era traduzir um pequeno vídeo que envolvia um diálogo entre três pessoas conversando através da língua dos sinais.
A experiência foi boa, mas tivemos bastante dificuldade em conseguir interpretar alguns sinais.
Iniciamos congelando cada sinal, buscamos o significado em dicionários indicados pela professora e também em outros dicionários na internet.
Tive durante a realização desta atividade um sentimento de ansiedade, impotência e medo do desconhecido, pois nunca havia passado por uma situação tão desafiadora como essa. Ao mesmo tempo comecei a me colocar no lugar das pessoas com deficiência auditiva, como vivemos em um mundo completamente sonoro, para eles deve ser muito complicado se deparar com algumas situações, pois são poucas as pessoas que dominam a língua dos sinais.

Filme "Seu nome é Jonas"

Filme "Seu nome é Jonas".
Jonas sofria diversos preconceitos devido a sua surdez, até mesmo por que naquela época, todas as pessoas surdas eram consideradas doentes mentais, incapazes de sentir e de pensar.
A escola foi a pior vivência que o menino teve, precisava demonstrar um bom comportamento, para não sofrer punições.
A cena do filme em que mostra os alunos surdos pronunciando palavras, sem mesmo entendê-las, e não tendo nenhum sentido, demonstra todo o preconceito que a escola tinha com relação ao uso dos sinais.
Acredito que se essa história acontecesse nos dias de hoje, devido às informações e estudos sobre a deficiência auditiva, a criança não seria tratada pelos médicos como um doente mental e nem mesmo ficaria hospitalizada por esse motivo.
Da mesma forma que a família de Jonas ficou desestruturada, também aconteceria com outra família, sendo que necessitaria se adaptar com a condição do filho, precisaria aprender ou até mesmo se alfabetizar na língua dos sinais, criando estratégias para que todos se entendessem e mantivessem um bom relacionamento.
O filme “Seu nome é Jonas” retrata a realidade de uma pessoa surda aproximadamente na década de 1970, mas mesmo nos dias de hoje as pessoas com deficiência auditiva ainda sofrem discriminação, enfrentam dificuldades em se comunicar, pois são poucas pessoas que possuem conhecimento da língua de sinais, embora já temos diversos recursos tecnológicos, também tendo essas pessoas colocação no mercado de trabalho.