5/30/2010

Reflexão

Reflexão da Semana de 24 a 28/05
Nessa semana os alunos da 4ª Série exploraram o programa Google Earth onde localizaram a rua da escola e a rua onde residem, visualizaram o centro do município, reconhecendo os órgãos públicos como a Prefeitura e alguns pontos comerciais.
Enquanto os alunos investigavam e localizavam diversos locais, percebi com as falas de alguns que somente através dessa visualização conseguiram entender as maquetes que construíram sobre o bairro e o município.
Com o desenvolvimento dessa atividade, que na verdade foi algo simples, para os alunos foi tudo muito bom, inclusive puderam “enxergar” o município onde vivem.
A partir desse fato percebo que cada vez mais nós professores precisamos fazer o uso das tecnologias a nosso favor e em prol dos alunos.
Ao invés de construirmos maquetes imaginárias, precisamos criar possibilidades aos nossos alunos de adquirir novos conhecimentos.
Quem sabe primeiro exploramos os recursos visuais, utilizando ferramentas tecnológicas, tornando esse algo mais concreto.
Mesmo com todos esses recursos tecnológicos, ainda existem professores resistentes a todas essas mudanças.

5/23/2010

Reflexão

Reflexão Semanal- 17 a 22/05

Essa semana foi realizada atividades envolvendo jogos com árvore genealógica e alfabeto para os alunos de 1º e 2º Ano, investigações do significado dos nomes, origem dos sobrenomes para os alunos do 4º Ano e da 4ª Série e produção textual para as turmas de 3º Anos.
Tendo em vista que a semana foi bem produtiva, ficando evidente através do interesse que os alunos demonstraram no decorrer das atividades, a curiosidade que despertaram com as investigações e descobertas que realizaram, sendo essas em pesquisas, nos jogos e em produções de suas próprias autorias.
Os alunos dos 1º e 2º Anos realizaram um jogo de montar uma árvore genealógica, de uma maneira lúdica, onde os personagens tinham falas, podendo ser repetidas por várias vezes.
Percebi o quanto despertou a atenção dos alunos os sons, eles comparavam, questionavam-se perguntando uns aos outros sobre os tipos de vozes, que os avós e pais possuíam.
Observando esse interesse dos alunos me fez refletir o quanto é importante explorar a percepção auditiva deles, podendo assim trabalhar a criatividade, a imaginação e a curiosidade.
Irei em busca de novos jogos e atividades que tenham recursos auditivos, para contemplar o trabalho realizado dentro do ambiente informatizado, proporcionando aos alunos novas aprendizagens.
A investigação que os alunos de 4º Ano e 4º Série realizaram sobre o significado dos nomes e a origem do sobrenome fez com que despertasse a curiosidade e o espírito investigativo dos mesmos.
Observei como se torna significativa à busca por respostas a determinadas perguntas. Esse tipo de atividade desperta a curiosidade e a atenção dos alunos, fazendo com que os mesmos desenvolvam o espírito investigativo, propiciando autonomia através de novos desafios, a irem em busca de alternativas para solucionar situações problemas.
Os alunos do 3º ano produziram um pequeno texto no programa Word, relatando os nomes dos familiares com quem moram, quem os cuidam, quem os trazem para a escola e quem auxilia nos temas de casa. Demonstraram-se bem motivados em contar um "pouco" de sua história de vida, inclusive pediram para ler a produção dos colegas.
A atividade que envolve a produção textual de autoria do próprio aluno torna-se um desafio, onde o mesmo desenvolve o gosto pela leitura e escrita.
Como a produção é de sua autoria, o aluno expõe suas idéias partindo de suas vivências no cotidiano.

5/16/2010

Reflexão

Reflexão Semanal de 10 a 14/05

Essa semana a atividade proposta aos alunos do 1º e 2º Ano, foi representar sua família através de um desenho utilizando as ferramentas do programa Paint.
Alguns alunos optaram por desenhar os familiares com quem moravam. Surgindo questionamentos se deveriam desenhar o padrasto e a madrasta, deixei livre para que cada um fizesse sua opção.
Após concluírem os desenhos os alunos do 1º Ano, realizaram uma breve exposição de suas famílias aos demais colegas da turma. Podendo assim reconhecer os diversos tipos de famílias existentes na turma.
Durante a construção dos desenhos da turma 13, a professora e colega do PEAD Denise entrou na sala para levar um recado, começou a olhar os desenhos elogiando, inclusive falou aos alunos que ela não consegui desenhar como eles.
Essas pequenas palavras foram mágicas para as crianças, ficaram eufóricos mostrando tudo que estavam desenhando, deixando a mesma surpreendida.
Logo em seguida que a professora Denise saiu, um menino fez um comentário despertando a atenção dos colegas, disse: “Pena que a nossa professora também não vem olhar nossos trabalhos”.
Respondi a turma, convidem a professora para vir aqui e ver os trabalhos de vocês, o mesmo menino respondeu: “Não sei se ela vem”.
Essa fala do aluno demonstra a realidade que estamos vivenciando no momento, onde os professores titulares das turmas não têm participado das construções dos alunos, no ambiente informatizado. Os colegas professores sabem do projeto que está sendo desenvolvido dentro do espaço, porém não vêem presenciando as construções dos alunos, não por falta de convites, mas sim de iniciativas deles próprios.
Sempre ao final da aula peço para os alunos relatarem a atividade que fizeram no ambiente, convidando a professora para olhar os trabalhos, mas percebo que precisamos trabalhar mais na questão da mobilização, teremos que criar novas estratégias para “seduzi-las” a vir ao ambiente e acompanhar as produções dos alunos.
Os alunos do 2º Ano ainda estão em processo de construção da escrita, muitos em conflitos próprio da etapa do desenvolvimento de aprendizagem. Adoraram a proposta de ter que representar sua família através de um desenho utilizando o programa Paint.
A grande maioria dos alunos evidenciou dizendo que bom poder desenhar e não precisar escrever.
As turmas de 3º Anos construíram a árvore genealógica, completando com o nome de seus familiares.
Teve um dos alunos que escreveu o apelido da mãe ao invés do nome, quando passei olhando as árvores, perguntei a ele, qual era o nome da mãe, inicialmente ficou sem resposta, depois falou o nome correto, mas justificou dizendo que todos a conheciam somente pelo apelido.
Isso me levou a refletir o quanto é importante trabalhar o nome dos pais com os alunos, pois muitos conhecem os apelidos, não sabendo o nome correto.
Os alunos do 4º ano demonstraram interesse em produzir um pequeno texto no Word, relatando o nome dos familiares com quem morava quem ajudava nos temas, quem os cuidava e quem trazia lês para escola.
Tiveram a oportunidade de explorar as ferramentas do programa Word de maneira que quisessem, inicialmente fiz um rápido comentário explicando a utilização de algumas teclas essenciais como o espaço, o shift, o backspace, enter.
Alguns alunos conheciam e utilizavam o programa, ensinando espontaneamente tudo que sabiam, pois tudo o que um fazia os demais queriam saber, assim houve uma troca, uma nova aprendizagem entre os alunos.
Deixando evidente que as descobertas que fizeram com os colegas, foi mais interessante e desafiador que se a professora estivesse “ensinando”.
Gostaria muito que os alunos tivessem realizado sua produção textual direto no Wiki, mas foi necessário utilizar o programa Word, devido a problemas de conexão que estamos enfrentando.

5/09/2010

Reflexão

Reflexão Semanal- 03 a 08/05

Essa semana teve como proposta de trabalho um desafio, os alunos precisavam criar ações para relacionarem-se com colegas fictícios portadores de deficiência visual, auditiva e física, de maneira que os mesmos não se sentissem excluídos e discriminados no ambiente escolar.
Os alunos dos 1°anos realizaram os registros de suas ações, através de desenhos construídos com as ferramentas do programa Paint. Sugeriram inclusive nomes aos colegas fictícios.
As turmas de 2ºanos demonstraram através de pequenas frases o registro de suas ações. Os alunos escreveram palavras com letras faltando, em função dos níveis de escrita da psicogênese.
Os alunos maiores fizeram pequenas produções como registros de suas estratégias, utilizando o programa Microsoft Word como recurso.
Observei que essa atividade foi cansativa para os alunos, suas produções ficaram limitadas, não houve empolgação na criação das estratégias, sendo que os alunos pediram para acessar jogos livres.
Fiquei um pouco frustrada, pois a intenção da atividade é fazer com que os alunos refletissem sobre as ações que deveriam buscar para manter um bom relacionamento com portadores de deficiências, sendo que cada vez mais eles estão presentes no nosso cotidiano, são pessoas que merecem ser respeitadas.
Na próxima semana estava planejado a produção de um texto coletivo pela turma, onde deveriam unir todas idéias que surgiram em suas produções.
Refleti sobre tudo o que aconteceu durante a semana e decidi mudar meu planejamento, não dando mais continuidade a atividade prevista.
Daremos seguimento trabalhando como o tema família.

5/02/2010

Reflexão

Reflexão da semana 26 a 30/04

Essa semana foi curta devido a atividades da semana da educação, promovido pela SMED.
As atividades com as turmas de 1ºano envolveram o uso da internet, onde os alunos acessaram o site Discovery Kids, na opção jogos Robô Mania. O desafio do jogo era a criação de um robô e a escolha de um nome para o mesmo.
Os alunos realizaram a atividade em duplas, representando o nome do robô de diversas maneiras, construindo hipóteses de escrita.
As evidencias dessa construção foram as mais variadas formas que utilizaram para representar à escrita, podendo assim demonstrar os níveis em que se encontram atualmente.
Em uma das turmas seria realizado um pequeno vídeo, com os alunos apresentando os colegas, não foi possível a divulgação das imagens, os responsáveis não autorizaram. Os alunos organizaram-se em duplas e entrevistaram o colega, perguntando o nome, a idade e as pessoas com quem moravam e após apresentaram o mesmo ao grande grupo.
Com a turma do 4º Ano a proposta era a construção de uma árvore genealógica pelos alunos individualmente.
Fiquei surpresa quando os alunos não souberam responder o nome de alguns familiares, principalmente dos avós e bisavós.
A árvore com o nome de familiares faltando evidenciou que os alunos não conheciam e nem ao menos sabiam os nomes dos parentes.
Solicitei aos alunos que conversassem com os responsáveis, a fim de saberem o nome dos familiares que não souberam identificar na construção de sua árvore.