6/29/2010

Reflexão

Reflexão da 11ª Semana
Atendendo aos pedidos dos alunos nessa semana trabalhamos com o tema festa junina.
Os alunos do 1º Ano participaram escrevendo no quadro palavras que sabiam sobre o tema, contando com o apoio dos colegas e da professora.
Após os alunos em duplas criaram um cenário representando um arraial, utilizando o site Smart Kids (monte o seu cenário), durante a atividade puderam ouvir música caipira que o site oferece.
Além de montar o cenário os alunos realizaram o jogo dos sete erros, precisavam encontrar o que havia de diferente entre as cenas e escrever o nome dos mesmos.
Durante a realização das atividades os alunos interagiram bastante, um auxiliando o outro, principalmente na escrita das palavras e na observação do que havia diferente entre as cenas.
As turmas do 2º Ano também realizaram a atividade de montar um arraial, utilizando o site Smart Kids, preferiram escrever frases com o que havia na cena ao invés de jogar o jogo dos sete erros.
Para construir as frases utilizaram o programa Word, onde tiveram opções de escolher tamanho, cor e tipo de letra.
Percebi que fazer opções simples como escolher o tipo de letra na qual vai escrever, gera uma satisfação e autonomia nos alunos sentindo-se mais confiantes, evidenciam falando “que legal poder escolher as cores e tipos de letras que a gente gosta”, “assim os trabalhos ficarão mais bonitos e diferentes”, inclusive disputam para ver quem faz o trabalho mais ousado.
A turma do 4º Ano fez uma investigação sobre a origem das festas juninas, o significado da fogueira de São João utilizando como fonte de pesquisa a internet.
Os alunos produziram um pequeno texto relatando o conhecimento prévio que tinham sobre o tema como comidas típicas, vestimentas, danças e músicas e também as descobertas que fizeram através da investigação que realizaram.
Após a produção textual os alunos apresentaram seus trabalhos contando o que já sabiam e o que haviam descoberto.
O que mais chamou a minha atenção é que os alunos não gostam de participar opinando, foram os primeiros a falarem.
Observei que eles sentiram-se valorizados em poder escrever tudo o que sabiam, estando certos ou não, sem medo de errar.
Durante a conversa surgiram diversas versões sobre a origem da fogueira de são João, os alunos compararam os recursos que havia nos tempos antigos aos que temos atualmente, percebendo o grande avanço tecnológico.
Essa semana também foi muito importante, pois foi o término do meu estágio, mais uma etapa que avancei na minha caminhada, a partir de agora a dedicação será ao relatório do estágio e ao portfólio.

6/22/2010

Reflexão

Reflexão da 10ª Semana
Nessa semana o tema “Copa do Mundo” foi abordado com os alunos do 1º Ano a 4ª Série.
Os alunos do 1º e 2ª Ano trabalharam com a bandeira brasileira, como sugestão da professora Iris solicitei aos alunos que pintassem a bandeira com as cores corretas, sem terem o modelo padrão, percebi que os alunos do 1º ano tinham noção das cores, porém apresentaram dificuldade para reconhecer o lugar correto que cada cor ocupa na bandeira, os alunos do 2º ano não encontraram dificuldade em realizar a atividade proposta, também tiveram a oportunidade de criar um mascote para sua turma, inclusive fizeram uma votação e escolheram um mascote para representa-lá.
Demonstraram uma enorme empolgação com a escolha do mascote, solicitaram a professora do ambiente para que o mesmo fosse impresso para que ele pudesse ser exposto na sala de aula.
Como trabalhamos diretamente com a bandeira do Brasil de tecido, os alunos pediram para pegar, tocar e contar as estrelas que ela possui, fiquei surpreendida com a atitude das crianças, inclusive eles falaram que sempre quiseram pegá-la, mas nunca puderam por que ela fica sempre pendurada lá no alto, ficando assim maravilhados com a atividade.
Os alunos do 4ª Ano e da 4ª Série realizaram uma investigação na internet sobre os jogos da Copa, alguns alunos descobriram que há um jogador de Alvorada participando como reserva da seleção brasileira, pediram muito para a professora entrar em contato com a prefeitura para que esse jogador fosse então divulgado pelo município.
Utilizaram o Google Earth para localizar a África do Sul, sede da Copa, o Brasil, o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Alvorada, exploraram todos os recursos possíveis, como fotografias da cidade de Joanesburgo, cidade onde está acontecendo alguns jogos, os alunos ficaram empolgados com todas as imagens que conseguiram visualizar. Fizeram algumas comparações entre as cidades de Alvorada e de Joanesburgo através das fotografias, observando o comércio, ruas, trânsito e a paisagem existente entre as mesmas.
Em uma das falas dos alunos comentavam sobre as facilidades que as tecnologias nos possibilitavam, somente através desses recursos tudo se torna mais real e menos distante, pelo menos da nossa imaginação.
Muitos alunos relataram que depois de conhecer o programa na escola, conseguiram instalar no computador de casa, mostraram para os pais, os mesmos ficaram encantados, contam que nos tempos de criança, isso não existia tudo era visualizado em mapas dos livros. Tiveram alunos que contaram que os pais não queriam mais sair da frente do computador nos finais de semana, gostaram de poder visualizar os mais diversos lugares do mundo.
Para mim esse relato dos alunos sobre o uso do Google Earth em suas residências foi muito importante, pois foi através do trabalho que vem sendo no ambiente informatizado que eles tiveram a oportunidade de conhecer o programa, podendo compartilhar com os seus familiares suas aprendizagens.

6/13/2010

Reflexão

Reflexão Semanal-07 a 11/06
Durante essa semana os alunos desenharam no programa Paint o percurso que fazem diariamente entre suas casas até a escola.
Houve representações de maneira bem variadas, como pequenos mapinhas com as principais ruas do bairro realizadas pelos alunos da 4ª Série, como também pequenos trajetos, mas com árvores, casas, sinalização de trânsito e pontos comerciais.
Percebi através dessa atividade de construção de um trajeto, que os alunos observam muito pouco tudo que está a sua volta, muitas coisas passam despercebidas, talvez por não ter significado a eles. Alguns alunos me responderam que na volta para casa iam ver o que existe no caminho, para que na próxima aula pudessem contar tudo o que viram.
Essa atividade sem dúvida desacomodou muitos alunos, fazendo com que os mesmos observassem, investigassem, fossem em busca de respostas.
Foi incrível a quantidade de alunos que me paravam nos corredores e que foram no intervalo do recreio a sala da informática relatar o que haviam observado no caminho casa- escola, evidenciando assim o interesse e curiosidade que esta atividade despertou neles.
Fiquei surpreendida com o retorno dos alunos, nunca imaginei que essa atividade fosse provocar tamanha curiosidade, fazendo com que eles voltassem para a casa observando tudo aquilo que nunca teve importância e que a partir daquele momento começou de uma forma ou de outra a ser percebido.
As professoras das turmas de 1º ano comentaram que a primeira coisa que os alunos fizeram quando chegaram na sala de aula foi correr para a janela e olhar para a rua, relatando tudo que estavam visualizando lá fora, durante aquela tarde foi dificil mantê-los envolvidos com outras atividades, o foco principal era uma espiadinha na janela.

6/07/2010

"Colhendo frutos"

Essa semana foi curtinha de 2ª a 4ª feira, mas muito produtiva, na terça-feira durante a reunião pedagógica houve uma avaliação de todos os projetos dos ambientes e das disciplinas de recreação e arte-educação que compõem as horas atividades.
Fiquei bastante feliz ouvindo minhas colegas elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do ambiente informatizado. Inclusive me questionaram perguntando qual é o “pó mágico” que estou usando para enfeitiçar as crianças, após os encontros os alunos voltam enlouquecidos para a sala, cada um querendo falar mais que o outro, relatando o trabalho que realizaram dentro do ambiente.
Aproveitei o momento e convidei todas as professoras para irem alguns minutos e olharem as produções que os alunos estão construindo no ambiente informatizado.
Antes de iniciar o meu projeto de estágio, a proposta era "reforçar" os conteúdos de sala de aula com jogos pedagógicos virtuais, depois que iniciei o meu estágio, tudo mudou, agora os alunos investigam, constroem, recriam suas próprias produções. Utilizam como ferramentas os softwares como o Paint, Microsoft Word, Google Earth, Gcompris, Youtube, possuem um Wiki onde algumas de suas produções são registradas e podem ser visualizadas por todos, seja na escola, em casa ou na lan house, os pais também podem acompanhar as produções dos seus filhos.

Reflexão

Reflexão Semanal- 31/05 a 02/06
Nessa semana os alunos do 4º Ano concluíram a atividade de representar o trajeto de casa até a escola, através de um desenho no programa Paint.
Inclusive aqueles que na aula anterior não sabiam o nome da rua onde residiam precisaram investigar na ficha do aluno, espontaneamente chegaram dizendo que foram consultar os pais em relação ao seu endereço e que confirmavam com aquele que estava na sua ficha da escola.
A aluna Alessandra que freqüenta a mesma turma trouxe registrada em uma folha de caderno o nome do seu avô, no qual não colocou na árvore genealógica porque não sabia. Ela relatou que foi ao encontro de sua avó investigar o nome desse avô que não era conhecido pela família.
Observei tanto através da investigação da Alessandra quanto na dos alunos que foram descobrir com os seus pais seus endereços, que o trabalho que vem sendo desenvolvido dentro do ambiente informatizado, está sendo significativo aos alunos, pois eles têm ido à busca de respostas aos questionamentos.
O projeto está proporcionando aos alunos uma série de curiosidades, que talvez estivessem adormecidas dentro de cada um.
Com o surgimento de questionamentos dos próprios alunos durante as aulas, está despertando interesse nos mesmos em descobrir coisas que fazem parte de sua rotina, de sua família e da própria identidade que anteriormente não havia significado e nem curiosidade em saber.