9/30/2010

Momentos marcantes do II Semestre

Durante o II Semestre lembro de ter sido proveitosa a interdisciplina de Alfabetização, pois na época trabalhava com uma turma de 1ª Série.
Os textos eram ótimos, eles vinham bem de encontro com a minha proposta pedagógica de trabalho em sala de aula, onde meu objetivo principal era possibilitar aos alunos uma forma prazerosa de ler e escrever partindo do cotidiano e em busca de novas aprendizagens.
Lembro que naquele momento fiz uma postagem com um pensamento de Paulo Freire: "A linguagem da palavra é sempre precedida de leitura do mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade", não fiz nenhum comentário sobre ela, por ter muita dificuldade de me expressar. Relendo minhas postagens percebi o quanto fez falta essa reflexão, pois afinal de contas tudo aquilo que estudávamos, me acrescia cada vez mais, fazendo com que eu continuasse por aquele caminho.
Em uma das minhas postagens do II Semestre relatei sobre a "Escola da Ponte", por ter ficado surpreendida de como os alunos eram tratados, o envolvimento de toda comunidade escolar com o ensino.
Hoje ao longo dessa grande caminhada no PEAD, percebo que também podemos tornar nossa escola, numa "Escola da Ponte", basta querermos, precisamos acreditar e investir em nossos alunos.
A partir do momento que comecei a ouvi-los mais, aos poucos tudo foi se modificando, eles começaram a trazer coisas novas de seu interesse para investigarmos, tornando assim as aulas mais atraentes, onde todos colaboram, deixando para trás aquelas velhas aulas monótonas, onde somente o professor é quem fala.
Na interdisciplina de Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva Histórica fizemos uma retrospectiva de como a educação era nos séculos passados e seus avanços.
Em Infâncias de 0 a 10 anos resgatamos brincadeiras de nossa infância que são passadas de geração para geração.
Em Psicologia começamos a compreender o comportamento do ser humano a partir dos estudos de Freud.
Interdisciplinas do Eixo II:
  • Fundamentos de Alfabetização I;
  • Seminário Integrador II;
  • Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I;
  • Escolarização, Espaço e Tempo na perspectiva Histórica;
  • Infâncias de 0 a 10 anos.

9/21/2010

Recordando o primeiro semestre

Revendo minhas primeiras postagens no blog me deixam um tanto envergonhada por serem tão pobres, mas ao mesmo tempo feliz, o curso de graduação me possibilitou inumeras aprendizagens, principalmente a refletir sobre a minha prática pedagógica e usufruir dessa nova era digital, pelo fato de que nosso curso aconteceu em ambientes virtuais. Estavamos contaminados pelas imagens que tinham movimentos, que piscavam, que eram cheias de graças, porém essas não tinham relação nenhuma com a escrita. Ficam evidentes nas postagens iniciais a enorme dificuldade que eu tinha com relação as ferramentas tecnológicas.
Elas não mostravam reflexões apenas cópias de atividades realizadas nas interdisciplinas.
Naquele momento nossos pensadores eram Max Weber, Marx, Engels.
Participamos de uma gincana virtual, promovida pela professora Vera Corazza, onde nosso maior desafio era encontrar colegas de outros Pólos, formando uma grande rede.

Disciplinas do Eixo I:

  • Escola, Cultura e Sociedade
  • Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação
  • Seminário Integrador I
  • Escola, Projeto Pedagógico e Currículo

9/12/2010

O início do Pead

Que bom poder refletir sobre o início do curso, onde precisamos superar muitas dificuldades com grandes desafios.
Fomos desafiados desde que optamos em voltar a estudar, inicialmente tivemos que encarar o vestibular e após cada aula uma nova pedra no caminho encontrava.
Foram necessários inúmeros ajustes em nossa rotina, precisávamos nos reeducar com relação ao uso do tempo, afinal precisamos nos dedicar de corpo e alma aos estudos.
A cada aula presencial, voltava para casa com uma série de dúvidas, tinha vontade de desistir, aquelas palavras Blog, Wiki, skipe, Rooda, Gmail, Yahoo eram monstruosas, não faziam parte do meu conhecimento, antes nunca tinha ouvido falar.
Lembro de chorar muito, pois tudo aquilo era assustador, nem ao menos tinha um computador, ou melhor, não sabia nem ligar.
Agora passados quatro anos após ter superado todos aqueles desafios da para olhar para trás e ver o quanto eu cresci, tanto como pessoa, como profissional.
Relembro de muitos dias chegar na escola e falar para minhas colegas do Pead, que não estava mais suportando tanta pressão, que minha vontade era de atirar tudo para o alto e desistir do curso. Nesses piores momentos minhas colegas foram parceiras e me incentivavam a não desistir de um sonho.
Aos poucos fui me adaptando a nova realidade de estudante, começando a compreender todas aquelas palavras difíceis.
A cada etapa superada ao longo desses anos era uma vitória, uma sensação de alivio, de missão cumprida.
Agradeço muito às tutoras do pólo que eram o socorro nas horas de desespero, também as professoras Iris e Bea pelo carinho e paciência.